Principais Exames que realizamos
Angiografia Retiniana

É um exame que propicia a descoberta de lesões e outras anomalias que possam acometer várias partes do fundo do olho, como a retina, nervo óptico e coróide.

Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica (a-OCT)

É uma nova tecnologia, usada para a avaliação, tratamento e acompanhamento de várias doenças oculares; progressão do glaucoma, descolamento de vítreo, maculopatia diabética, DMRI, edema, buraco macular.

Autofluorescência Retiniana

Exame que fotografa o fundo do olho, utilizando máquina digital e filtro específico para algumas patologias. É recomendado para o diagnóstico e acompanhamento de doenças que acometem o epitélio pigmentado da retina, como toxicidade medicamentosa.

Biometria Óptica

É o exame de visão capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino, cavidade vítrea), através de uma tecnologia de interferometria associada à luz. É o principal exame oftalmológico para calcular o grau da lente intra-ocular implantada na cirurgia de catarata.

Biometria Ultrassônica

A Biometria Ultrassônica mede o comprimento axial do olho com utilização do probe de ultrassom. É importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata ou cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia.

Ceratometria

É um exame realizado para medir a curvatura da superfície corneana. Esta avaliação é indispensável para adaptação de lentes de contato e cálculo da lente intra-ocular a ser implantada durante a cirurgia de catarata.

Curva Tensional Diária

Exame que consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia. Permite o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida, orientando assim os horários da prescrição medicamentosa.

Estereofoto de Papila

É um exame realizado através de fotografias feitas com uma luz branca bastante intensa e permite observar se existem alterações no disco ótico ou papila como hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, neurite óptica, pseudopapiledema ou tumores da cabeça do nervo óptico.

Gonioscopia

É um exame que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, bem no lugar onde a córnea e a íris se encontram – e onde fica a estrutura responsável pela drenagem do humor aquoso, sendo fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.

Mapeamento de Retina

O Mapeamento de Retina é realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo. Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial.

Microscopia Especular de Córnea (MCE)

É o exame no qual se realiza a contagem das células endoteliais (camada mais interna da córnea), sendo sua finalidade em casos cirúrgicos, detecção de degenerações e ou distrofias corneanas. É importante na avaliação do risco de descompensação da córnea nas diversas cirurgias intraoculares.

Paquimetria Ultrassônica

A Paquimetria Ultrassônica é indicada para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom. É direcionada para casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.

Pneumotonometria

Exame pneumotonometria que mede a pressão intra-ocular sem tocar no olho do paciente. Indicado para controle e acompanhamento do Glaucoma.

Retinografia

Exame ideal para registro e diagnóstico das doenças de retina e nervo óptico, especialmente as fotos em 3D do disco óptico.

Teste de Sobrecarga Hídrica

O teste de sobrecarga hídrica serve exatamente para identificar a capacidade de drenagem do humor aquoso, diagnosticar possíveis alterações na PIO e prevenir o desenvolvimento de glaucoma.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

OCT é um exame capaz de ver detalhadamente (em três dimensões) a retina e o nervo óptico. Também possibilita a obtenção de cortes ópticos seccionais da estrutura da retina.

Tomografia de Córnea e Segmento Anterior

A OCT tem a função de realizar o estudo do segmento anterior ocular, como a córnea, íris, ângulo, cristalino e flap por meio de imagens tomográficas. É indicado para avaliar doenças da córnea, cistos ou tumores de íris, traumas oculares, medidas do ângulo, medidas de flap e cálculo do posicionamento de lentes intraoculares de câmara anterior.

Tonometria de Aplanação

A tonometria de aplanação é um exame oftalmológico que permite a medida da pressão intra-ocular, esta medida faz parte da consulta oftalmológica de rotina. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma, ou para caso exista algum fator de risco como inflamação ocular.

Tomografia Computadorizada de Córnea

Analisa a curvatura da córnea em toda a sua extensão desde o seu centro até a sua periferia e avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone. Esse exame é indicado também em pré e pós-operatórios de cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, transplante de córnea, e na adaptação de lentes de contato.

Ultrassom Ocular

A ultrassonografia ocular é o chamado exame de ultrassonografia ocular ou ecografia ocular. A partir desse procedimento é possível analisar mais detalhadamente todas as partes dos olhos, de modo a potencializar a precisão do diagnóstico de várias doenças que acometem a visão humana.

map bg-shape bg-shape bg-shape map

Agende sua Consulta pelo convênio

Em caso de dúvida ligue para (48) 3056-1051.

Enviar Mensagem